Ternium inaugura sua escola técnica

Escola Técnica Roberto Rocca inicia atividades e promete transformar a vida de jovens de Santa Cruz e seu entorno

0
277
No auditório da Ternium, os 192 alunos da Escola Técnica Roberto Rocca interagem com a direção da siderurgia

A Ternium realizou a aula inaugural da Escola Técnica Roberto Rocca, na última terça-feira (11), marcando um novo capítulo na educação técnica da região. Realizado no auditório da planta industrial da empresa, em Santa Cruz, o evento teve a presença dos 192 alunos aprovados nas áreas de Mecatrônica e Eletromecânica.

Participaram da aula inaugural diversos funcionários e executivos da Ternium, professores e coordenadores da Escola Técnica Roberto Rocca. Dentre as autoridades presentes estavam o presidente da Ternium Brasil, Titus Schaar; e a diretora global de Relações Institucionais do Grupo Technint, Erika Bienek. Também participaram do evento a presidente da AEDIN, que é diretora de Relações com a Comunidade e também dirigente do Instituto Ternium, Fernanda Candeias; e Júlio Egreja, diretor da Escola Rocca.

Fernanda Candeias destacou o impacto social e educacional do projeto: “Esses jovens passaram por um processo seletivo rigoroso, que já trouxe transformação à vida deles. Imagina em três anos, ao final do curso, como estarão preparados para o mercado de trabalho e para a vida”.

O presidente da Ternium Brasil, Titus Schaar, acompanhou atentamente a dinâmica da aula inaugural da Escola Técnica Roberto Rocca, realizada no auditório da siderúrgica

Terceira unidade no mundo

A Escola Rocca de Santa Cruz é a terceira escola técnica do grupo no mundo. A primeira, inaugurada em Campana, Argentina, tem 11 anos. Ela já ganhou o título de uma das 10 escolas mais inovadoras do mundo. Já a segunda Escola Rocca, construída em Pesqueria, México, iniciou suas atividades há oito anos.

A escola adota um modelo de educação de Ensino Médio Técnico Integrado de alta qualidade. O uso de equipamentos avançados na rotina escolar permite aos estudantes estarem familiarizados com as inovações tecnológicas que atualmente movem modernas plantas industriais no Brasil.

Os alunos da Escola Rocca são do primeiro ano do Ensino Médio, moradores dos bairros Paciência, Sepetiba e Santa Cruz e do município de Itaguaí. Eles vão iniciar essa nova fase em suas vidas depois de pré-aprovados e de participarem do curso preparatório chamado “Aula Extra”. Nele, os professores desenvolveram conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa e realizadas avaliações. Por último, houve uma etapa de entrevistas com os candidatos classificados.

Expansão e Novas Oportunidades

A escola abrirá novas inscrições no segundo semestre deste ano para a próxima turma, que iniciará em 2026. A direção também planeja a inauguração oficial das instalações ao longo do ano. “A mensagem para os jovens é clara: perseverem, acreditem nos seus sonhos e aproveitem as oportunidades”, concluiu Júlio Egreja, diretor da Escola Rocca.