AEDIN é destaque brasileiro no WCEF 2025

Associação leva soluções sustentáveis ao Fórum Mundial de Economia Circular para reforçar protagonismo do Rio de Janeiro em sinergias industriais ecológicas  

0
26

A Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz (AEDIN) participa do Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF, sigla em inglês), referência mundial em debate e em busca de implementação de soluções práticas para os desafios ambientais e econômicos globais. A AEDIN participa como referência em simbiose industrial no Brasil. 

A agenda de programação da associação inclui o painel “Sucesso colaborativo: construindo relações simbióticas na indústria” e sua participação nas Sessões de Aceleração  “Potencial da Simbiose Industrial em Santa Cruz: Intercâmbio Brasil – Dinamarca – Governança e novos negócios”, que irá abordar o desenvolvimento de projetos sobre produção de biogás e hidrogênio de baixo carbono, a captura e uso de carbono (CCUS) e o reaproveitamento hídrico e desenvolvimento de projetos P2X, voltados à conversão de energia excedente em combustíveis limpos.

Agenda da AEDIN no WCEF 2025

O painel onde a AEDIN participou aconteceu nesta terça-feira (14), em São Paulo, com a presença de Melissa Rocco, coordenadora do Programa de Simbiose Industrial da AEDIN, e de nomes de destaque internacional: Smail Alhilali, chefe da Divisão de Economia Circular e Indústria Verde da UNIDO (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial); Mette Wendel, facilitadora de Simbiose Industrial do Kalundborg Symbiosis (Dinamarca); Angelica Pena, diretora da Câmara de Zonas Francas da Associação Nacional de Empresários da Colômbia (ANDI); e Silvia Solano, líder regional da América Latina do Programa de Edificações Verdes e Resilientes da IFC (International Finance Corporation).

Melissa Rocco, coordenadora do Programa de Simbiose Industrial da AEDIN, fala no WCEF2025 do projeto implementado pela associação no Distrito Industrial de Santa Cruz

Ao longo desta programação foram apresentados exemplos latino-americanos de parcerias simbióticas bem-sucedidas, com destaque para seus benefícios ambientais, desafios técnicos e impactos positivos no desenvolvimento econômico e no combate às mudanças climáticas — diretamente alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 12 (Consumo e Produção Responsáveis), 13 (Ação contra a mudança global do clima) e 17 (Parcerias e meios de implementação).

Dando continuidade à agenda, no dia 16 de maio, a AEDIN promove a Sessão de Aceleração, em sua sede no Distrito Industrial de Santa Cruz, Rio de Janeiro, com foco na cocriação de soluções industriais sustentáveis, comandada por Melissa Rocco. Essa atividade visa alcançar empresas, governos, universidades e entidades internacionais para moldar o futuro da economia circular.

Colaborações sustentáveis para o Brasil

A simbiose industrial resulta da colaboração entre empresas para criar sistemas produtivos interligados, reduzindo resíduos e aumentando a eficiência do uso de recursos. As estratégias vão desde o estreitamento dos fluxos de materiais, passando pela desaceleração do uso até o fechamento de ciclos produtivos. 

A participação da AEDIN no WCEF 2025 reforça a importância do Distrito Industrial de Santa Cruz, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, como um território estratégico para a inovação sustentável e a reindustrialização verde do Brasil. A associação se destaca por unir empresas de diferentes portes e setores com o objetivo comum de fortalecer cadeias produtivas limpas, circulares e resiliente.

Sobre o WCEF

Criado em 2017 pelo Fundo Finlandês de Inovação Sitra, o Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF 2025) é referência mundial na promoção de soluções regenerativas para substituir o modelo linear de produção. Em 2025, o evento, que ocorre de forma inédita na América Latina no Parque Ibirapuera, em São Paulo, até esta sexta-feira (16), é teletransmitido online por seu canal no YouTube. A programação reúne líderes de governos, empresas, sociedade civil e academia.

Acesse a programação completa aqui. 

Serviço 

AEDIN no Fórum Mundial de Economia Circular WCEF2025

Workshop ‘Sessão de Aceleração’ – Fórum Mundial de Economia Circular 2025 (WCEF) 

Horário: das 9h às 12h 

Local: Online e na Sede da AEDIN – Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz 

Data: 16 de maio  

Capacidade presencial: 54 pessoas 

Endereço: Avenida Átila Temporal, 1190 – Santa Cruz, Rio de Janeiro/RJ 

Classificação: aberto ao público mediante inscrição

Faça suas inscrições aqui. 

Atividades:  

08:30 – 08:55 – Coffee de Boas-Vindas 

09:00 – 9:40 – Potencial da Simbiose Industrial em Santa Cruz: Intercâmbio Brasil – Dinamarca – Governança e Novos Negócios 

09:45 – 10:25 – Sessão de Desenvolvimento de Projeto: Águas e Efluentes 

10:30 – 11:15 – Sessão de Desenvolvimento de Projeto: P2X 

11:15 – 12:00 – Sessão de Desenvolvimento de Projeto: Resíduos 

12:00 – Encerramento