Evento de apresentação do Porto da Confiança reforça Santa Cruz como polo estratégico de inovação e tecnologia

0
118
Da esq. para dir.: Bernardo Ainbinder, Manoel Tabet Soriano, Bruno Queiroga, José Veiga e Fernanda Candeias

No dia 28 de janeiro de 2026, foi realizado o evento de apresentação do Porto da Confiança, uma iniciativa da SICPA que representa um avanço estratégico para o fortalecimento do ecossistema de inovação e tecnologia no Distrito Industrial de Santa Cruz. O projeto consolida a região como um território cada vez mais relevante para o desenvolvimento industrial, tecnológico e econômico da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O Porto da Confiança nasce como um Hub de Inovação, voltado à integração entre indústrias, startups, universidades, instituições de pesquisa, poder público e parceiros nacionais e internacionais. A proposta tem como foco a criação de soluções para desafios reais do setor produtivo, com atenção especial às empresas instaladas no Distrito Industrial de Santa Cruz, ampliando a competitividade, a geração de oportunidades e a atração de investimentos para a região.

O evento contou com a presença de profissionais das empresas associadas, além de outras lideranças e agentes do setor público e privado, reforçando o caráter colaborativo da iniciativa. Estiveram presentes Fernanda Candeias, presidente da AEDIN, e Bruno Queiroga, CEO da SICPA América do Sul, além de Manoel Tabet Soriano, Diretor do Escritório de Monitoramento e Processamento de Dados da Prefeitura do Rio de Janeiro, Bernardo Ainbinder, Subsecretário de Empreendimento e Inovação, José Veiga, Diretor Administrativo-Financeiro da SICPA América do Sul, e Ruan Badu, Gerente de Estratégia e Administração da SICPA América do Sul.

Durante a apresentação, foi destacado que a SICPA já está aberta tanto para empresas prestadoras de serviços quanto para startups interessadas em alugar espaços no Porto da Confiança, ampliando o alcance do hub e incentivando a diversidade de perfis e soluções dentro do ecossistema. O espaço foi concebido com um projeto arquitetônico totalmente modular, permitindo rápida adaptação às necessidades de cada empresa.

O projeto de arquitetura é modular. Esta sala, que foi montada para a apresentação de hoje, precisou de apenas sete dias para ficar pronta. Conseguimos fazer o mesmo para qualquer empresa interessada, no mesmo prazo”. Ruan Badu.

Além da flexibilidade estrutural, o Hub Porto da Confiança oferecerá todos os facilities de um co-working, mesmo possibilitando que cada empresa tenha sua área independente, conciliando integração, privacidade e eficiência operacional.

Um dos pilares centrais do projeto é a atuação da Fundação CERTI, instituição responsável pela implementação do Hub. Fundada em 1984, em Florianópolis, a CERTI é uma instituição independente e sem fins lucrativos, com reconhecida atuação em pesquisa, desenvolvimento e prestação de serviços tecnológicos especializados para a iniciativa privada, o poder público e o terceiro setor.

Para Queiroga, o Porto da Confiança nasce com um propósito que vai além da inovação tecnológica.

A falta de confiança impede que milhares de negócios e investimentos avancem no Brasil. O País enfrenta desafios importantes relacionados a fraudes em produtos, mas isso também revela um enorme potencial para o desenvolvimento de soluções. Queremos abrir espaço para talentos e para pessoas criativas e inovadoras, uma marca do Brasil e, especialmente, do Rio de Janeiro. Mais do que um polo de inovação e tecnologia, queremos que este espaço se torne um símbolo de credibilidade e confiança para novos negócios”. CEO Sicpa da América do Sul.

Para a AEDIN, o Porto da Confiança representa um marco importante para o Distrito Industrial de Santa Cruz, ao conectar inovação, indústria, qualificação profissional e desenvolvimento sustentável. A iniciativa reforça o papel estratégico da região na agenda de inovação do município e do estado do Rio de Janeiro, contribuindo para a construção de um futuro mais competitivo, integrado e sustentável.