AEDIN e Instituto Santa Cruz Sustentável celebram sucesso do Prêmio Santa Cruz 2030

A premiação representou um marco histórico para a associação

0
90

A AEDIN (Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz) realizou na quarta-feira (14) o encerramento do Prêmio Santa Cruz 2030, com a presença de representantes dos projetos contemplados pelo edital lançado em 2023: As MariAmas (Santa Cruz), Filhos da Razão e Justiça (Santa Cruz), Jurema Amor nas Mãos (Paciência) e Jovem Tec Audiovisual (Itaguaí).

A premiação, desenvolvida em parceria com o Instituto Santa Cruz Sustentável, representou um marco histórico para a associação, sendo a primeira vez que as empresas do distrito industrial, por meio da AEDIN, repassaram recursos diretos para iniciativas da região com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável dos bairros da área administrativa de Santa Cruz e do município de Itaguaí, fortalecendo projetos locais com menos acesso a grandes financiamentos. Fernanda Candeias, presidente da AEDIN, destacou que a proposta é apoiar e capacitar essas iniciativas, promovendo uma parceria estratégica entre as indústrias e a comunidade:

“Com esse piloto, vocês fazem parte da história da AEDIN. Começamos essa estratégia de apoio e a gente acha que há várias lições aqui para os próximos. Espero que a gente continue trabalhando juntos, porque essa rede é a potência que precisamos para esse desenvolvimento de novos projetos que virão. Seja prêmio, seja edital, mas que a gente consiga construir junto com vocês, que já passaram por essa experiência desse primeiro edital, desse primeiro prêmio, desse primeiro apoio para a gente seguir fortalecendo demais projetos. Estou muito feliz, queria agradecer a todos os parceiros que estão aqui. É um marco, um dia muito importante para a AEDIN. Que bom conseguir fazer parte dessa história e começar a construir ainda mais para os próximos anos”.

Fernanda ainda complementou destacando a importância histórica do Prêmio e conclamando a comunidade em geral para que haja continuidade na parceria.

“Quando a gente pensou nesse projeto da AEDIN com o Instituto Santa Cruz Sustentável, o objetivo desse projeto era justamente apoiar e fortalecer projetos locais que ainda não tivessem tanto acesso a grandes captações. Era um processo formativo para a gente realmente ajudar e iniciar essa parceria entre projetos locais e as indústrias que estão aqui e que trabalham com a estratégia de responsabilidade social para o desenvolvimento dos territórios”, disse.

Os projetos contemplados receberam, além do aporte financeiro de R$ 20 mil, mentorias durante três meses do Instituto Santa Cruz Sustentável. As mentorias abordaram a elaboração de projetos, gestão de risco, cronograma físico-financeiro, comunicação e prestação de contas, capacitando os participantes para captar recursos por meio de leis de incentivo, garantindo sua sustentabilidade a médio e longo prazo.

O presidente do Instituto Santa Cruz Sustentável, Pablo Ramoz, destacou a importância do movimento coletivo iniciado em 2017, que resultou em uma parceria significativa entre a AEDIN e o Instituto. Segundo Ramoz, o movimento começou com a análise de um retrato socioeconômico de Santa Cruz, revelando dados preocupantes. A partir dessas informações, o Distrito Industrial e a comunidade se uniram para buscar soluções sustentáveis, culminando na criação do Plano Santa Cruz 2030. Lançado durante a pandemia de 2020, o plano estabelece 40 metas para o desenvolvimento sustentável da região até 2030.

Ramoz ressaltou que a colaboração entre o Instituto e a AEDIN tem sido fundamental desde o início, e que o Prêmio Santa Cruz 2030 é uma conquista significativa dessa parceria. Ele afirmou que os quatro projetos contemplados no edital representam a concretização de um trabalho contínuo em prol do desenvolvimento da região, e que a relação entre o Instituto Santa Cruz Sustentável e a AEDIN é agora inseparável, reforçando o compromisso de ambos com o progresso de Santa Cruz.

Por fim, durante o evento de encerramento, foi enfatizada a importância da continuidade dessas iniciativas, não apenas como um marco de conclusão, mas como um impulso para futuros esforços em direção a um futuro mais próspero e sustentável para todos os residentes de Santa Cruz e áreas vizinhas.

Pablo Ramoz, presidente do Instituto Santa Cruz sustentável, destacou a importância dos investimentos nos projetos da região.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here