O evento “Distrito Industrial de Santa Cruz: Impulsionando um Ecossistema Industrial Circular” é uma sessão aceleradora no Fórum Mundial de Economia Circular 2025 (WCEF2025.com).
O WCEF2025 reunirá pensadores e realizadores com visão de futuro e apresentará os agentes de mudança na economia circular. O fórum será realizado de 13 a 16 de maio em São Paulo, Brasil.
O WCEF2025 é organizado em conjunto pelo Fundo Finlandês de Inovação Sitra, FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), CNI (Confederação Nacional da Indústria do Brasil) e SENAI-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Brasil), em estreita colaboração com organizações parceiras internacionais.
A Sessão de Aceleração “Distrito Industrial de Santa Cruz: Impulsionando um Ecossistema Industrial Circular” ocorrerá de forma híbrida, gratuita e aberta a todos os interessados de qualquer lugar acompanhem o evento on line, sem limitação.
Contudo, a participação presencial está limitada a 54 pessoas e será realizada no Rio de Janeiro, na sede da AEDIN – Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz, localizada na Avenida Átila Temporal, 1190 – Santa Cruz, Rio de Janeiro/RJ.
Sessão de Aceleração
Será explorado a oportunidades de simbiose industrial no Distrito Industrial de Santa Cruz, abordando eficiência no uso de recursos, gestão compartilhada de água e efluentes, tecnologias inovadoras e transição energética.
O debate acontece no dia 16, entre às 9h e 12h, e irá discutir o reaproveitamento de recursos, produção de biogás e hidrogênio de baixo carbono, além de tecnologias de captura e utilização de carbono (CCUS) e conceitos P2X.
Essas iniciativas impulsionam a economia circular, reduzindo emissões e otimizando o uso de recursos naturais, alinhadas às metas globais de sustentabilidade.
Serão apresentados dados inéditos sobre o mapeamento simbiótico, um mapa de oportunidades e projetos tecnológicos que fortalecem o desenvolvimento local e beneficiam comunidades e pequenos empreendedores.
Além disso, exemplos práticos e iniciativas em andamento demonstrarão o potencial transformador do Distrito Industrial de Santa Cruz, consolidando-o como referência nacional em economia circular.
Iniciativas que estão revolucionando a economia circular e inspirando novos modelos sustentáveis
Com base no renomado Kalundborg Symbiosis, referência mundial em simbiose industrial, empresas, universidades, governo e entidades internacionais unem forças para transformar o Distrito Industrial de Santa Cruz em um polo de inovação e eficiência de recursos.
O Programa de Simbiose Industrial de Santa Cruz é um modelo pioneiro de economia circular que integra tecnologia, reaproveitamento de insumos e transição energética para fortalecer a competitividade industrial de forma sustentável.
PROGRAMAÇÃO | |
08:30 – 08:55 | Coffee de Boas-Vindas |
09:00 – 09:40 | Potencial da Simbiose Industrial em Santa Cruz: Intercâmbio Brasil-Dinamarca – Governança e Novos Negócios |
09:45 – 10:25 | Sessão de Desenvolvimento de Projeto: Águas e Efluentes |
10:25 – 10:40 | Intervalo |
10:40 – 11:20 | Sessão de Desenvolvimento de Projeto: P2X |
11:20 – 12:00 | Sessão de Desenvolvimento de Projeto: Resíduos |
Organizações Parceiras
Clean Cluster – Kalundborg Symbiosis – Greennova Hub – Departamento de Comércio do Estado de Washington –
Centro de Infraestrutura Sustentável de Estado de Washington – Associação de Microempresas do Estado de Washington
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço do Estado do Rio de Janeiro –
Subsecretaria Adjunta de Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro
Colaboração
FAT – Faculdade de Tecnologia UERJ – Resende / Cinova